Colégio Santa Cruz

Ingresso no Colégio em 2013

04/06/2012

[Atualização em 05/10/2012]

Critérios de vínculos para o Pré 1, procedimentos relativos ao sorteio na Educação Infantil, normas gerais de ingresso no 6º ano e editais com informações sobre a seleção para a 1ª série do Ensino Médio estão detalhados em documentos disponíveis na Secretaria Geral (de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 16h30) e neste site, nos links abaixo:

Ingresso na Educação Infantil (inscrições encerradas);
Ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental (inscrições encerradas);
Ingresso na 1ª série do Ensino Médio (inscrições encerradas).

Finalmente, chamamos a atenção para os diferentes períodos de inscrição:

Educação Infantil (Pré 1 e Pré 2): de 11 de junho a 17 de agosto;
6º ano do Ensino Fundamental: de 11 de junho a 28 de setembro;
1ª série do Ensino Médio: de 11 de junho a 11 de outubro.

Leia abaixo para mais informações sobre o processo de ingresso de 2013.

Impedimentos e alterações

O Colégio Santa Cruz não pode abrigar todos os interessados em pertencer à comunidade discente, já que, preenchidas as vagas da Educação Infantil, por critério de alunos vinculados, a disponibilidade restante é restrita às séries iniciais de cada ciclo (1º e 6º ano do Ensino Fundamental e 1ª série do Ensino Médio).

Apesar de considerarmos historicamente a importância dos vínculos que se formam entre ex-alunos e os ideais da escola, bem como entre os membros desse grupo social, temos consciência da necessidade de receber anualmente novas famílias e seus filhos, que vêm enriquecer a cultura do Colégio Santa Cruz com suas diversas e singulares experiências.

Esse movimento de abertura à comunidade externa sempre ocorreu com bases em um processo de ingresso definido pelo mérito, ou seja, a classificação resultante de avaliações por provas. Em decorrência de impedimento legal para realizar seleção por meio de avaliações pedagógicas presenciais, desde 2006 o Colégio organiza o processo de ingresso de candidatos ao 1º e 6º ano do Ensino Fundamental por meio de exame de material escolar, provas, relatórios e boletins. Temos convicção de que, em resposta às limitações jurídicas, esse procedimento tem-se revelado o mais apropriado e coerente aos valores educacionais do Colégio.

Entretanto, esse processo de ingresso também foi suspenso, em virtude da Sentença proferida pela Justiça Federal, em março passado, julgando o mérito da ação movida pelo Ministério Público em 2005 contra a realização dos “vestibulinhos”. Além de reafirmar a impossibilidade de aplicação de testes seletivos para o 1º ano do Ensino Fundamental, a referida sentença generaliza a interdição a qualquer espécie de avaliação classificatória para admissão na série inicial do curso.

Diante desse fato jurídico, não haverá processo de ingresso para o 1º ano de 2013. As vagas remanescentes permanecerão em aberto, destinadas a séries posteriores.

Preocupados com a limitação de vagas a famílias sem vínculo com o Colégio Santa Cruz — situação agravada pelo impedimento de avaliação de material escolar no 1º ano — percebemos a necessidade de alterar o regime de ingresso na Educação Infantil, em articulação ao ingresso nas demais séries.

Decidimos, então, manter a exigência de mérito nas séries em que as provas são autorizadas (6º ano do Fundamental e 1ª série do Ensino Médio) e ampliar as vagas da Educação Infantil, destinando parte delas a interessados sem vínculo com o Colégio, por meio de sorteio.

Desse modo, a série Pré 1 passará a incluir um grupo de crianças sem vínculo. Para equilibrar o número de alunos e salas nesse curso, serão abertas vagas também para o Pré 2, excepcionalmente em 2013.

Veja o quadro que sintetiza as informações de ingresso, curso a curso:

QUADRO DE INGRESSO PARA 2013

1. EDUCAÇÃO INFANTIL
PRÉ 1 (crianças nascidas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2008): 120 vagas a serem preenchidas pelos critérios de vínculo; 45 vagas a serem sorteadas a todos os interessados, sem necessidade de vínculo.
PRÉ 2 (crianças nascidas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2007): 20 vagas a serem preenchidas inicialmente por irmãos de alunos e, em seguida, sorteadas a outros interessados, sem necessidade de vínculo.

2. 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Não haverá processo de ingresso em 2013.

3. 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Neste ano, voltaremos a realizar o processo de ingresso ao 6º ano por meio de avaliações pedagógicas (Língua Portuguesa e Matemática), complementadas por uma dinâmica em grupo com objetivo de avaliar outras competências educacionais, bem como pela análise de relatórios e boletins fornecidos pela escola de origem. Dispomos de 30 vagas para essa série em 2013.

4. 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Dispomos de 40 vagas para essa série em 2013.