Colégio Santa Cruz

Colégio Santa Cruz - Cursos - Ensino Fundamental 1 - Projeto Pedagógico

Matemática

"Aprender a resolver problemas matemáticos deve ser o maior objetivo da instrução matemática. Certamente outros objetivos da Matemática devem ser procurados, mesmo para atingir o objetivo da competência em resolução de problemas. Desenvolver conceitos matemáticos, princípios e algoritmos através de um conhecimento significativo e habilidoso é importante. Mas o significado principal de aprender tais conteúdos é ser capaz de usá-los na construção das soluções das situações-problema." (Hatfield)

A história da Matemática mostra que esta ciência foi construída pelo homem através dos tempos, e a gênese desse saber é um poderoso instrumento didático para possibilitar que as crianças raciocinem e desenvolvam operações mentais criativas.

O conhecimento matemático foi produzido e segue sua evolução com o objetivo de dar respostas às demandas da vida cotidiana, de outras ciências e da própria Matemática.

Em sua dimensão cultural e social, o acesso a esse corpo de conhecimento nos instrumentaliza para a compreensão da realidade.

Em sua dimensão formativa, os meios de que dispomos para ter acesso a esse conhecimento privilegiam e promovem o desenvolvimento da lógica, do pensamento racional e da atitude investigativa, em que cabem tanto a criatividade e a imaginação, quanto o rigor e a precisão.

A aprendizagem da Matemática pressupõe a resolução de problemas com demandas capazes de modificar conhecimentos anteriores e de criar a necessidade de novos conhecimentos.

Do 1º ao 5º ano, o conhecimento da Matemática abrange cinco eixos de trabalho, sintetizados a seguir.

1. Números

  • Naturais – leitura, escrita, interpretação, comparação, ordenação de números naturais pela análise das regras de geração do sistema decimal
  • Racionais – leitura, escrita, interpretação, comparação e ordenação dos números racionais representados nas formas decimal e fracionária

2. Operações

  • Significado das quatro operações – adição, subtração, multiplicação e divisão
  • Propriedades das operações – recurso para o cálculo
  • Cálculo mental – exato e estimado
  • Cálculo escrito – algoritmos convencionais das quatro operações

3. Medidas

  • Sistema métrico decimal – análise das regras de geração do sistema de medidas, considerando-se as seguintes grandezas: comprimento, massa, capacidade e superfície
  • Medidas de tempo – calendário e sistema sexagesimal de leitura de horas
  • Valor monetário

4. Estatística e Tratamento da Informação

  • Leitura e interpretação de dados apresentados em forma gráfica – tabelas e gráficos
  • Média aritmética
  • Porcentagem

5. Geometria

  • Espaço – localização, movimentação e representação
  • Formas – bidimensionais e tridimensionais