Colégio Santa Cruz

Colégio Santa Cruz - Cursos - Ensino Fundamental 1 - Projeto Pedagógico

Ensino Religioso

A área de Ensino Religioso se fundamenta no seguinte princípio: a vivência da espiritualidade constitui um dos pilares da formação multidimensional a que se propõe a educação no Colégio Santa Cruz. Isso significa que, independentemente do credo religioso de suas famílias, nossas crianças devem compartilhar essa substância humana superior e comum da espiritualidade, que à escola compete fazer emergir em suas duas dimensões: a exterior e a interior.

A dimensão exterior é a que agrega a experiência das relações humanas. Ela trata e cuida do aprendizado do convívio e das relações humanas e as implicações daí decorrentes, como a percepção das diversidades (ética, social, cultural, corporal) e a consequente atitude de respeito, compreensão e solidariedade para com o semelhante e o dessemelhante, sem abrir mão, nessas relações, da defesa da validade e da verdade dos valores cristãos.

A dimensão interior é a da introspecção, que possibilita a cada um aprender a dialogar com seu eu profundo e o mistério de transcendência que nos constitui em essência. Nessa dimensão, se articulam situações de autoconhecimento à construção interior da ideia de Deus como criador, criatura e voz que nos habita. Ou seja, a ideia de que Deus se espalha por tudo o que existe, na natureza ou nos homens.

A proposta dessa disciplina situa-se numa linha ecumênica, especialmente visando à integração de todas as crianças em um espírito de convivência respeitosa, em que as possíveis diferenças familiares relativas à religião possam estimular o diálogo, o conhecimento do outro, a tolerância e o espírito solidário, e não o afastamento e a exclusão.

Em todas as séries, são apresentadas às crianças histórias sagradas do Antigo e do Novo Testamento, enfatizando-se os temas do evangelho relativos a uma ética marcadamente humanista e cristã. No 4º e 5º anos, a literatura bíblica que fundamenta as reflexões e atividades é uma seleção de parábolas que, através de linguagem metafórica, apresenta os valores essenciais ao projeto — justiça e fraternidade.

No 2º ano do Ensino Fundamental (série em que se inicia o Ensino Religioso), o tema gerador das aulas e projetos é Eu e o outro. No 3º ano, A amizade e o encantamento pelo mundo em que vivemos (o maravilhar-se). No 4º ano, o tema a ser desenvolvido é Tomar consciência de si e da importância da vida para todos. No 5º ano, Refletir e transferir para o dia a dia a palavra de Deus. Em todas as séries, quatro eventos suscitam a pesquisa (histórica ou cultural), a realização de pequenos projetos ou atividades. São eles, cronologicamente, a Campanha da Fraternidade, a Páscoa, a Semana da Criança e o Natal.

Ensino Religioso também estimula a reflexão sobre a ética e a discussão sobre temas transversais, como preservação da natureza, o poder da mídia, a sociedade consumista e competitiva, a violência e o medo.

Desse modo, as aulas têm uma dimensão educativa que inclui pensar sobre si, sobre as próprias emoções e conflitos; buscar avaliar e superar as dificuldades de convívio com o grupo; a consciência e a crítica do comportamento, dos valores da sociedade como um todo, da linguagem e do conteúdo expostos nos meios de comunicação.

O Colégio Santa Cruz é uma instituição educacional católica, mas sempre esteve aberto a famílias não religiosas ou de qualquer credo religioso. Desse modo, as aulas de catequese, preparatórias à Primeira Eucaristia, são extracurriculares, opcionais e oferecidas às crianças a partir do 5º ano, com duração de dois anos.